top of page

FEDERATIVAS

 CASAS CO-IRMÃOS

A Federação Espírita Brasileira, fundada a 2 janeiro de 1884, na cidade do Rio de Janeiro, é uma sociedade civil religiosa, educacional, cultural e filantrópica com personalidade jurídica e que tem por objeto e fins:

I – O estudo, a prática e a difusão do Espiritismo em todos os seus aspectos, com base nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita;

II – A prática da caridade espiritual, moral e material por todos os meios ao seu alcance, dentro dos princípios da Doutrina Espírita, desenvolvendo, para tanto, atividades nas áreas assistencial, cultural, beneficente e filantrópica;

III – A união solidária das sociedades espíritas e a unificação do movimento espírita.

Os objetivos e finalidades do Centro fundamentam-se na Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec e nas obras que, seguindo seus princípios e diretrizes, lhe são complementares e subsidiárias.

A difusão da doutrina é feita principalmente pela publicação de obras espíritas - mais de 39 milhões de livros de 160 autores. A prática é materializada na oferta de serviços assistenciais que visam beneficiar aqueles que buscam conforto espiritual e material. O estudo é promovido atualmente através do programa de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE).

Ainda no tocante às atividades de divulgação, a FEB edita a revista Reformador, um dos periódicos mais antigos em circulação no país, produz os programas de rádio Brasil Espírita e de televisão Terceira Revelação, transmitidos para todo o território brasileiro.

Na noite de 4 de dezembro de 1973, dirigentes de oito Centros Espíritas de São Paulo, procuraram Edgard Armond, solicitando uma orientação para atuar de acordo com os programas definidos pelo Plano Espiritual, na década de 1950. Dele, ouviram a proposta de elaborar um programa de auxílio mútuo: equipes de expositores, dirigentes e trabalhadores compartilhariam de uma agenda comum, para fazer, juntos, o que isoladamente não teriam condições. Estava fundada a Aliança Espírita Evangélica.

Rapidamente, dezenas de outros Centros Espíritas perceberam que é proveitoso unir forças. A Aliança cresceu descobrindo novos potenciais e novas frentes de trabalho. Para conservar coerência entre esse crescimento e as propostas do Plano Espiritual, prosseguimos combatendo tendências personalistas e elaboramos frentes de trabalho com mais possibilidades à participação de todos.

Com 15 anos de vida, a Aliança se descentralizou e se regionalizou. O conceito de Regional da Aliança é muito semelhante ao que motivou a criação da Aliança: grupos que se unem para fazer, juntos, tudo aquilo que seria difícil realizar isoladamente.

A partir de 1988, com a descentralização, um novo ciclo de expansão ocorreu, novas lideranças surgiram; a Aliança passou a ser dirigida por um conselho de 15 Casas Espíritas e os Centros Espíritas passaram a ter uma vida mais ativa em nosso movimento, porque passaram a trabalhar em conjunto com as demais Casas Espíritas de suas regionais.

Desde o ano 2000, os coordenadores regionais também passaram a atuar em grupo. Constituíram as equipes de coordenação regional, com responsáveis por diversas áreas (Mocidade, Evangelização Infantil, cursos e reciclagens, divulgação, de acordo com suas necessidades). E, vimos mais um impulso de participação e criatividade em novas frentes de trabalho.

Aproximadamente na mesma época, o Conselho de Grupos Integrados (CGI) passou a atuar em apoio mais intenso às Casas da Aliança. E para fazer isso com maior efetividade, cada Casa conselheira precisou organizar uma equipe de apoio, para que o trabalho não ficasse centralizado numa única pessoa. No âmbito das reuniões do CGI, grupos de trabalho passaram a ser constituídos para estudar os assuntos relativos à condução do nosso movimento.

O momento atual é de atividade intensa. O CGI possui diversas frentes de atuação e as regionais estão fortalecendo suas equipes de trabalho. Tudo indica que os modelos de trabalho evoluem quanto mais se distanciam do individual e se focalizam na atuação em equipe. Mas isso não é uma descoberta, não é uma novidade. Desde a criação da Aliança, escolhemos como lema uma frase que reflete isso: “confraternizar para melhor servir”. O que está ficando cada vez mais claro é que o trabalho em equipe é um caminho seguro para exercitar fraternidade.

CASAS CO-IRMÃOS

Fraternidade Mensageiros da  Luz

Endereço: Rua Drummond de Andrade, 155 - Jardim Iporã, São Paulo - SP

Núcleo Espiritualista Fraternidade e Consciência

Endereço: Rua Giusepe Tartini, 20 - Jardim Icaraí, São Paulo - SP

Centro Espírita Kardecista       Nova Luz

Endereço: Rua Becquer, 03 - Parque Cocaia, São Paulo - SP

  • Facebook Social Icon

Centro Espírita Kardecista Mestre Jesus

Endereço: Rua São Caetano do Sul, 180 - Grajaú, São Paulo - SP

bottom of page